A necessidade da mídia offline tem sido cada vez mais discutida pelo avanço e facilidade das mídias digitais, por isso vamos entender o quão importante elas são para uma empresa.
Você acha que a mídia offline deixou de causar um impacto importante na vida das pessoas após o crescimento das mídias digitais?
A estratégia que a empresa Brex (EUA) realizou para lançar sua empresa prova o contrário:
- Utilizando diferentes meios para utilização das mídias não digitais, houve êxito ao divulgarem a marca e obterem o resultado que esperavam.
A empresa acabou sendo avaliada em até US$3 bilhões em apenas 4 anos de existência, tendo a mídia OOH como forte aliada.
Vale ressaltar que este lucro tem relação direta com a estratégia agressiva de lançamento utilizada.
Dessa forma, o resultado foi muito melhor do que esperavam, comprovando a importância dos diferentes segmentos da mídia offline, principalmente a Out of Home (OOH)
Estratégia de Lançamento
Com o objetivo de fazer com que as pessoas conhecessem a Brex rapidamente, colaboradores desenharam o processo de lançamento por um ano em sigilo.
Michael Tannenbaum, chefe de Operações Financeiras, contou em uma entrevista que não ter nenhum anúncio nas ruas tornou o processo mais difícil.
“Foi muito difícil gerar prova social entre nossos consumidores quando nos procuravam na internet e não nos achavam”
O mesmo também afirma que ter paciência e esperar pelo momento certo, para realizar um lançamento concentrado, foi a decisão certa:
“Essa espera foi necessária pois a combinação de material na imprensa, anúncios Out of Home, e presença online causou um grande impacto no crescimento”
Esta estratégia foi uma das partes da comunicação que mais chamou atenção pelos Estados Unidos:
- Quem mora na região de São Francisco e Nova York conta que as ruas foram tomadas por outdoors e anúncios da Brex no metrô.
Agora a dúvida que pondera é o quanto foi investido nesse plano de cobrir essas duas cidades? O valor real te assustará!
Michael informa que a campanha inicial teve um investimento de US$300 mil, e apesar desse valor parecer ser alto, não é tanto quanto imaginavam.
O brasileiro CEO e cofundador da empresa, Henrique Dubugras, disse o seguinte sobre estes valores:
“Não é tão caro, caso você compre vários outdoors, eles se tornam mais baratos. A questão é que você precisa comprar muitos para funcionar, porque marketing é sobre repetição”
A Brex fez uma campanha agressiva em todos os segmentos, mas a mídia OOH foi um dos pilares para a consolidação da marca.
O alto investimento e a estratégia correta geraram resultados além do esperado, obtidos por meio de outdoors e anúncios.
Michael diz que a Brex alcançou consciência, mas também significativas compras através da utilização das mídias offlines:
“A aquisição dos consumidores por si só justificaram o investimento, independentemente do impacto da marca”
O CEO brasileiro Henrique contou que seus clientes informaram que já tinham visto os outdoors da marca, durante as reuniões.
“Nós tivemos uma taxa de respostas de emails superior durante a prospecção, porque fizemos essa campanha que deu muito certo”
Esse resultado, acima do esperado, resultou em um ensinamento: as aquisições são mais eficazes com a importância da mídia OOH.
Mas o grande investimento nesse segmento, não foi a única estratégia de mídia offline usada pela Brex:
- Também foram usados meios com baixo custo para ajudar a proliferar a marca e gerar conhecimento acima da mesma.
Além de todos os pontos citados, a imprensa também esteve dentro do centro estratégico usado pela companhia.