O gigante da mídia online lançou uma campanha focada em propagandas fora do cenário da internet, saindo de onde estava acostumado. Vamos entender mais sobre a campanha em questão.
O Facebook é o mais novo gigante da internet a se render ao modelo de mídia offline, tentando inovar em um cenário ao qual não estava tão acostumado.
A campanha “Somos mais juntos” foi lançada no Brasil no dia 26 de abril. A mesma incentiva a reunião de pessoas com um interesse em comum no Facebook.
Um ponto interessante nesta campanha foi a utilização de usuários reais da ferramenta no casting.
Seu planejamento prevê muitas peças de OOH (out of home), tv aberta, Pay-tv e até um patrocínio no Rock in Rio!
Esse modelo offline, já foi adotado pelo Google antes do Facebook.
Além disso, participa efetivamente na televisão, mesmo sendo considerado um dos maiores anunciantes de mídias OOH em solo brasileiro.
A mídia OOH pode ser definida como um conjunto de mensagens capazes de atingir o consumidor fora de suas casas, objetivo que até antes o Facebook não explorava.
A TV no Brasil
Mesmo com o avanço desenfreado da internet, o brasileiro possui um gosto enorme pela televisão, sendo explicado pelo fácil acesso que tem à tv aberta.
Atualmente, mais de 95% do território nacional é coberto pelo sinal de transmissão televisiva, que gera um maior alcance da população.
Outro ponto a ser destacado seria o nível de credibilidade das pessoas com as informações que lhes são apresentadas:
- O percentual de crença no que veem na televisão é quase 5 vezes o da internet, sendo o primeiro 26% e o segundo 6%.
- A maior parte das pessoas afirma não confiar no que leem em blogs (54%);
- Enquanto 63% dos entrevistados não confiam no que recebem das redes sociais.
Isso pode ser justificado por estarmos na época da utilização radical das fake news e fake ads, principalmente usadas para atacar algum grupo específico.
A utilização das mídias offline tem garantido muitos pontos positivos para as empresas:
Podendo citar um maior alcance, menor custo por ponto, maior impacto nas vendas, como os motivos para a utilização das mesmas. Essas que se contrapõem às possibilidades de segmentação e de mensuração de resultados imediata e precisa, que são os pontos fortes das mídias online.