É possível notar que empresas buscam um alto investimento no reality show “Big Brother Brasil” mas afinal, por que isso ocorre? O primeiro fator e um dos mais importantes é o índice de audiência que o programa apresenta. O Brasil é um dos países que mais consomem o formato de reality show. O BBB, lançado em 2000, teve uma ótima recepção por parte do público brasileiro. Atualmente as dinâmicas apresentadas na prova servem como um tipo de merchandising para a marca que investe no programa.
Outro fator importante que faz com que o investimento no programa aumente é o alto engajamento que ele apresenta nas redes sociais. Nota-se atualmente que cada edição nova do BBB tem influência direta nas redes, não se fala em outra coisa a não ser quem será o próximo eliminado, quem ganhará a prova do líder, quem irá ser indicado ao paredão e etc. A influência nas plataformas digitais também são explicadas pela quantidade de seguidores que os participantes ganham ou perdem nas redes sociais por conta de seus comportamentos demonstrados dentro do confinamento.
Um fenômeno atual que demonstra o poder do reality é a participante Juliette Freire do BBB 21, ter ganhado cerca de 23 milhões de seguidores antes da final do programa, ultrapassando não só os demais participantes mas também artistas da própria emissora (REDE GLOBO).
Como as marcas se destacam no decorrer do programa?
As marcas ganham visibilidade através de ativações em provas, festas e dinâmicas presentes dentro da casa. A partir de ações como essas é possível gerar conversas que despertem a curiosidade do público pela marca apresentada através do programa.
O investimento das marcas no BBB 21:
A atual edição do Big Brother Brasil, apresenta um dos maiores investimentos de marcas comparados às edições anteriores. No BBB 21, nota-se que a C&A por exemplo, está presente nos figurinos dos participantes ganhando visibilidade no segmento em que a empresa atua. Além de ser responsável pelas vestimentas dos participantes, a marca também realizou provas e ações que envolveram até mesmo desfiles virtuais.
Marcas alimentícias apesar de fazerem parte de outro segmento, usam as mesmas táticas da C&A, a SEARA por exemplo, alinhar o calendário de lançamento dos produtos da marca com as ações representadas dentro do reality show.
Também é possível notar a imersão que as empresas que investem fazem no programa, algumas propagandas são voltadas tanto para os produtos quanto para o bbb.
Os resultados gerados a partir dos investimentos das marcas no BBB :
Até o momento as marcas que investiram pesado no programa não se queixaram a respeito dos resultados gerados, o McDonalds por exemplo ao realizar a ação em uma festa na casa mais vigiada do Brasil, virou assunto nacional aparecendo nos trend topics do twitter. Além de ter aumentado a busca por “MÉQUI BOX” no google, apresentando um número significativo para a marca, e desdobrou as vendas dos produtos apresentados na ação, fora da casa. O mesmo aconteceu com os outros patrocinadores que investiram pesado no programa (SEARA, Coca- Cola, Americanas, Amstel, Avon, P&G, Above, FIAT, Picpay e etc). É possível através da tabela a seguir ver alguns resultados obtidos pelos principais patrocinadores do programa, após fazer alguma ação dentro da casa.
Quadro demonstra o volume de aumento de buscas no Google.
FONTE: Publicado pelo B9 Brainstorm, reproduzido nesta matéria em 17/02/2021.
Porém, essas marcas investem também em uma equipe externa que possui a função de monitorar o BBB o tempo inteiro. Através de todas as mídias que se encontram notícias do programa, para assim identificar as oportunidades tanto dentro quanto fora da casa mais vigiada do Brasil. Alguns profissionais da SEARA relatam “Analisamos a nossa marca nas redes sociais com uma espécie de termômetro, onde checamos se o nosso principal objetivo está sendo alcançado, ou seja, se as nossas ações estão atingindo as expectativas dos nossos clientes.”
Ou seja, investir pesado em um reality show como o Big Brother pode trazer resultados inimagináveis para a sua marca, porém é indispensável que o time de marketing planeje bem as estratégias dentro e fora da casa para que isso aconteça e resulte em um grande sucesso e gere retorno para a empresa. Além de fornecer diferentes tipos de formatos e oportunidades de negócio que também são estimuladas pelo programa.